Iniciámos o dia na Praia Fluvial de Palheiros e Zorro, onde os nossos participantes se equiparam para uma descida em canoa do Rio Mondego, que iria terminar no Parque Verde, da cidade de Coimbra. Antes de ir à água, foram dadas as instruções de como remar utilizando a pagaia e distribuídos avisos sobre os obstáculos que se iam encontrar ao longo do percurso de sete quilómetros.
A seguir ao almoço e depois de um momento para relaxar no Parque Verde, voltámos à Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), para ouvir a experiência dos alunos da licenciatura de Gerontologia, Bernardo Ferreira, Juliana Matos e Margarida Serrenho. Houve uma pequena discussão para que os participantes percebessem o que é a Gerontologia e o que faz um gerontólogo, uma pequena atividade onde os participantes deviam definir em três palavras o que era para si o envelhecimento e o acompanhamento e ações desenvolvidas em diversas fases do envelhecimento, com o paciente e também a família.
Também foi partilhado um vídeo sobre o projeto “Letras Prá Vida”, uma atividade que visita as vilas e aldeias no concelho de Coimbra de forma a ensinar a população idosa a ler. A oficina pretende potenciar as capacidades das pessoas para que possam “arranjar emprego e aumentar a sua felicidade”. Simultaneamente, surgiu o projeto “Teclas Prá Vida”, para educar a população mais envelhecida, e não só, a trabalhar com as novas tecnologias.
Logótipo humano e a arte da representação
Terminadas as apresentações e as atividades relacionadas com a licenciatura de Gerontologia, seguiu-se um pequeno lanche nos claustros da ESEC, que antecedeu a apresentação do curso de Comunicação Organizacional. Por Comunicação Organizacional, tivemos a professora Joana Fernandes e as alunas do segundo ano Mafalda Pinto e Daniela Cardoso, que explicaram as diferentes vertentes da licenciatura: marketing e relações públicas.
As atividades envolveram a associação do logótipo das marcas com o seu nome e, de seguida, dois logótipos humanos: o da academia I Love We e o da ESEC. Seguiu-se o Ensaio Musical e de Teatro, para a interpretação que os participantes vão fazer na tarde de sexta-feira, feito, ainda, em separado.
Concluímos o dia com uma visita ao teatro, para ver uma interpretação do projeto final das alunas do terceiro ano da licenciatura de Teatro e Educação do clássico de Almeida Garrett, "Frei Luís de Sousa". Adaptada aos tempos modernos e interpretada por um elenco totalmente feminino, a peça cativou os nossos participantes e deixou-os com imensa curiosidade sobre o processo de encenação e das escolhas criativas, e tiveram a possibilidade de colocar todas as suas questões numa sessão de perguntas e respostas com o elenco e encenadores.
Amanhã, espera-os mais um dia em cheio com uma visita ao Choupal, onde os participantes vão poder assistir às apresentações dos cursos de Educação Básica e de Arte e Design, e nas respetivas atividades. À tarde, vão assistir à apresentação do curso de Gastronomia e participar num Workshop. O dia termina com a preparação para o musical, a ser apresentado no último dia da academia I Love We.